Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MACONHEIRO SANGUE BOM! PARTICIPE!


SE VOCÊ NÃO MORA NO RIO, VÁ AO HEMOCENTRO DA SUA CIDADE E DOE! O IMPORTANTE É AJUDAR! É DOAR, É AMAR!

Essa nossa grande campanha é nossa forma de divulgar a Portaria 1.353, publicada o Ministério da Saúde no Diário Oficial da União em 14/06/2011.

Agora, para fins de doação de sangue o uso da maconha se equiparou ao de bebidas alcóolicas. Basta ficar 12 horas sem usar para poder doar. Esse foi um importante passo para o fim do preconceito contra os usuários da erva.

Inicialmente a doação seria no INCA (Instituto Nacional do Câncer) para chamar atenção da sociedade para o fato de que um dos principais usos medicinais da maconha é justamente como auxiliar no tratamento de câncer. Inclusive há pesquisas que apontam que a maconha poderia até curar determinados tipos!

Um dos organizadores da campanha, Nubio Revoredo, esteve no INCA e constatou que o hospital não teria condições de receber um grupo grande de doadores de uma vez só. Seria triste haver muitas pessoas dispostas a doar sangue e não podendo doar por o hemocentro do INCA estar lotado. Sendo que a menos de 500 metros de distância está o maior hemocentro do país: o HEMORIO.

Após confirmar o agendamento da doação em grupo, o HEMORIO entrou em contato o membro do MLM informando que a doação não aconteceria.

Alegaram que não poderíamos doar em grupo para não associar a imagem da doação de sangue à maconha! Ao serem informados de que o Ministério da Saúde regulamentação a doação por usuários, responderam que o HEMORIO usa critérios próprios e que não aceitaria a doação se os usuários não estivessem há pelo menos UM MÊS sem consumir a erva!

O MLM decidiu que vamos sim ao HEMORIO este sábado! E vamos fazer uma campanha maior ainda! Vamos levar cartazes, faixas e bandeiras e fazer dessa campanha um ato na frente do HEMORIO para fazer valer o nosso direito de ajudar a salvar vidas.

Um ato sem barulho (afinal o HEMORIO fica ao lado do Hospital Souza Aguiar), mas com muita energia e criatividade, nossas marcas registradas! Quem levar o cartaz mais criativo vai ganhar um examplar do livro "Cannabis Medicinal - Introdução ao Cultivo Indoor", de Sergio Vidal.

E vamos todos preparados para doar sangue. Seria absurdo por puro preconceito um hemocentro rejeitar o sangue de tantas pessoas dispostas a doar e que podem doar.

Sábado vamos fazer um protesto diferente! Vamos mostrar que enquanto os tiros da PROIBIÇÃO tiram sangue de inocentes para MATAR, os ativistas da LEGALIZAÇÃO vão dar o próprio sangue para ajudar a SALVAR vidas!

--------------------------------------------------

Informações básicas para doação de sangue:
(retiradas de http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=119)

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Hemoterapia do INCA pelo telefone
(21) 3207-1580 / 3207-1021 e 3207-1058.

Dúvidas frequentes:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário