Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CASCAVEL JAZZ FESTIVAL


Vou começar a série de informações sobre os grupos que vão tocar nesse evento:

RIO VERMELHO


O grupo surgiu no final de 2007, na capital catarinense, e é formado pela nova geração de instrumentistas do sul: Leandro Fortes, Rafael Calegari, Cristian Faig e Mauro Borghezan. Os integrantes possuem graduação em música e diversas premiações em festivais. Além disso, já tocaram com diversos músicos renomados do Brasil e do exterior, tendo experiência também na Europa e Estados Unidos.
Como no curso de um rio, o concerto conduz o espectador a paisagens variadas, passeando por momentos delicados e suaves, seguidos de movimentos bruscos e agitados. A mescla musical é explícita, com influências de várias regiões do Brasil (nordeste, sudeste e sul), do jazz norte-americano e da música de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru. O resultado é uma música híbrida, profunda e vibrante, que expressa a sinceridade artística de cada integrante.
Seu álbum de estréia, Dois Mundos (independente), gravado em 2008, teve uma ótima aprovação do público e de músicos consagrados. Em 2009, o grupo gravou seu primeiro DVD ao vivo, disponibilizado gratuitamente na internet. Em agosto do mesmo ano, o Rio Vermelho gravou seu segundo disco ao lado de um dos maiores nomes da música instrumental brasileira:Alegre Corrêa. O novo trabalho foi lançado virtualmente em agosto de 2010.
RAFAEL CALEGARI (baixo 6)
CRISTIAN FAIG (flauta transversal)
MAURO BORGHEZAN (bateria)
LEANDRO FORTES (guitarra e violão)
www.riovermelho.net.br

Participação:
MARQUINHOS DAMASCENO (flugelhorn)
Quando vários afluentes desembocam no mesmo rio, as águas, que antes vinham de diferentes lugares, seguem com a correnteza na mesma direção. Assim é o Rio Vermelho, um grupo formado por músicos com o mesmo objetivo: expressar-se por meio da música instrumental autoral. Segundo o compositor Alegre Corrêa, "é um trabalho muito brasileiro, com influência de diversas culturas musicais, desenvolvendo assim uma identidade excepcional, algo que só eles fazem."
Violonista , trompetista , professor e produtor cultural . Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade aprendendo teoria musical com o maestro e regente , Arhur Neno. Logo após participando de bandas , conjuntos , e grupos locais tocando na noite em bares da cidade e já atuando na cena local. Mais tarde viajando e tendo aulas nos principais centros musicais do país com artistas como Arismar do Espírito Santo , Walmir Gil , Proveta , Roberto Sion, Daniel Alcantara , Raul de Souza , Ulisses Rocha , Marcos Suzano , Itiberê Zwarg , entre outros.
Neste ano de 2010 esta lançando seu primeiro CD solo intitulado "Corisco", que temcomposições próprias, e a participação de outros amigos, Glauco Solter, Leandro Fortes e Mauro Borghezan.
Já dividiu o palco e tocou com Paulo Branco, Rodrigo Leão, Orlando Bonzi, Endrigo Bettega, Daniel Sá, Mário Conde, Ronaldo Saggiorato, Tânia Nunes, Mara Fagundes, Luíz Chafin, Sérgio Coelho, etc.

Depoimento:
"Estou muito honrado em participar do Cascavel Jazz Festival, ao lado de tantos músicos maravilhosos. O Brasil tem uma cultura musical riquíssima, respeitada e valorizada no mundo inteiro, sendo assim, é importantíssimo que aconteça esse tipo de evento, para que todas as pessoas tenham acesso a esse tipo de arte. Muitas vezes, basta conhecer para começar a gostar.
Já tive a felicidade de estar em Cascavel outras vezes para tocar com os baixistas Glauco Sölter e Ronaldo Saggiorato. Dessa vez, vou com o Quarteto Rio Vermelho, apresentando um trabalho autoral, ao lado de Rafael Calegari, Cristian Faig e Mauro Borghezan. Ainda teremos a participação especial do meu amigo Marquinhos Damasceno, grande trompetista de Cascavel! Além dos ritmos brasileiros, vamos tocar músicas que têm influência da música sul-americana (Peru, Argentina e Uruguai) e africana (Guiné). Tenho certeza que esse festival vai ser mágico!
Grande abraço
Viva a música!"
Leandro Fortes

Depoimento:
"Sou natural de Cascavel (PR), e por ser músico instrumentista fico muito feliz quando acontecem esses eventos aqui na cidade. Principalmente se tratando de jazz e música instrumental brasileira. A cada dia que passa tenho mais certeza que a música instrumental cresce no país e no mundo. E são esses eventos como o Cascavel Jazz Festival que mantém esse legado vivo. Um encontro de instrumentistas do país todo , onde há o espaço para criação, para composição , onde o artista realmente pode dizer quem ele é. Estou muito feliz, muito feliz mesmo de estar participando da edição de 2010, dividindo o palco e encontrando grandes músicos que muitas vezes só conhecia pela televisão. Um grande aprendizado pra mim como profissional, como pessoa, e tenho a certeza que será maravilhoso. Três noites onde vamos respirar o que esta sendo de melhor produzido na Brasil em música instrumental.
Viva o Cascavel Jazz."
Marquinhos Damasceno








Nenhum comentário:

Postar um comentário